domingo, 22 de maio de 2011

Estudo Dirigido da Disciplina EAD

Universidade de Brasília – UAB – Faculdade de Educação
Curso: Pedagogia
Disciplina: Educação a Distância
Professora: Elizabeth Danziato Rego
Tutor : Adriana de Oliveira
Alunas: Leci Antonia Atanazio
Matrícula: 0870846
Ped 01

Estudo Dirigido I - Você considera que a Educação a Distância pode ajudar a resolver os graves problemas educacionais do Brasil?

            Acredito que a Educação a Distância veio para democratizar o ensino a todos, porém não podemos deixar de exigir uma Educação de qualidade, como li no, blog da nossa colega Flávia Lacerda.
“Educação à Distância não é um "fast food" em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo de forma presencial e virtual. Nessa expectativa é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir, resultados. De agora em diante, as práticas educativas, cada vez mais, vão combinar cursos presenciais com virtuais, uma parte dos cursos presenciais será feita virtualmente, uma parte dos cursos a distância será feita de forma presencial ou virtual presencial, ou seja, vendo-nos e ouvindo-nos, intercalando período de pesquisa individual com outros de pesquisa e comunicação conjunta. Alguns cursos poderão fazê-los sozinhos, com a orientação virtual de um tutor, e em outras será importante compartilhar vivências, experiências, idéias.¹”
            Como podemos ver nos últimos anos o MEC vem implantando novas estratégias e metas para democratizar a Educação, e uma das inovações foi o ensino superior a distancia, UAB, que é uma oportunidade para muitos ter a tão sonhada graduação superior. A intenção do MEC é alcançar o maior número de alunos e nas mais longínquas regiões, o objetivo é formar principalmente profissionais para a educação, oferecendo formação continuada para estes profissionais.( DECRETO Nº 5.800, DE 8 DE JUNHO DE 2006./ Art. 1º, incisos I e II ).
O MEC criou em outubro de 2005 a UAB - a universidade aberta do Brasil. Não é uma universidade tradicional, mas um sistema nacional de ensino superior à distância que conta com a participação de instituições públicas de educação superior e em parceria com estados e municípios. O principal objetivo da UAB é oferecer formação inicial de professores em efetivo exercício da educação básica pública que ainda não têm graduação, o que significa atender a demanda de milhares de professores, formar novos docentes e propiciar formação continuada a quase dois milhões de profissionais. Também está focando todas as licenciaturas e alguns cursos de graduação para atender regiões carentes. Pretende atingir rapidamente cem mil alunos no ensino superior.²
Segundo José Manuel Moran, há inúmeras vantagens na educação à distância, porém, ele continua preocupado com os modelos da maioria dos cursos focados, tanto a distância como presenciais, mais no conteúdo do que na pesquisa; na leitura pronta mais do que na investigação e em projetos. O ensino superior, tanto no presencial como no à distância, reproduz, ainda, um modelo inadequado para a sociedade da informação e do conhecimento, onde nos encontramos.
Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados pela mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos nas organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora.¹
            Mesmo entendendo que a EAD é uma ótima forma de democratizar a Educação, ainda é preciso uma conscientização de que esta modalidade de ensino deve ser levada a sério tanto quanto o ensino presencial, pois a maioria dos alunos entra nesta modalidade pensando que será mais fácil, ou não terão que estudar tanto quanto um curso presencial. Esta é uma realidade vivida em nosso curso de Pedagogia, pois quase a metade dos alunos desistiu quando se depararam com a demanda de estudos exigidos.
            Segundo José Manuel Moran, o processo de mudança na educação a distância não é uniforme e nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais.
            A Educação a Distância sem dúvidas é uma ótima oportunidade de democratizar a educação no país, e sem dúvida poderá diminuir um pouco os graves problemas educacionais do país, porém, como em qualquer outra modalidade de ensino temos que exigir qualidade neste ensino oferecido.

Fonte:
1 – http://flaviarblacerda.blogspot.com/2011_04_01_archive.html {http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm (fonte inicial)}
2 - http://ead-leci.blogspot.com/  { http://www.eca.usp.br/prof/moran/avaliacao.htm (fonte inicial)}
3 - DECRETO Nº 5.800, DE 8 DE JUNHO DE 2006, Art. 1º, incisos I e II.

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